sábado, 31 de outubro de 2009

Feliz dia das bruxas!


O dia das bruxas, é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas.
Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano.
Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes.
Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (travessuras ou gostosuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.
Aqui para as minhas bandas, no dia de Todos os Santos, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o Pão por Deus. Passeiam assim por toda a aldeia e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de panos cheios de guloseimas! "Pão por Deus, Pão por Deus, saco cheio, vamos com Deus"! No domingo lá vou eu com os meus filhotes... Bom fim de semana!

5 comentários:

maria teresa disse...

Já comprei as goluseimas para distribuir pela criançada que me virá visitar.
Devo confessar que para os meus netos comprei umas um pouco diferentes. Discriminação ou tontice de avó?

maria teresa disse...

guloseimas e não goluseimas, estou a ficar disléxica

Jorge Branco disse...

Ate já sei que tens ai um abóbora e tudo.
A Maria Teresa está a ficar mas eu sou mesmo!
Cuidado com as cáries!

Anónimo disse...

Hoje apetece-me gritar que tenho a melhor mana do Mundo!
Mas como tenho vergonha entrei disfarçado aqui!

Ana Zuzarte disse...

Olá Rita
Aqui pela minha zona também é assim, pede-se pão por deus e não doce ou travessura, vallha nos isso, porque estas americanices, irritam-me um pouco.
beijocas
Ana